Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Flagra: Caçambas sobre o piso tátil na avenida Paulista - SP


 Postado em 27.02.2012




    
Flagramos...

Três caçambas, sobre a caçada da avenida Paulista-SP, sendo que duas estavam obstruindo o piso tátil guia utilizado por pessoas cegas e com baixa-visão! 

 Estas caçambas estavam em frente ao Edifício The Central Park (número 2200), porém não sabemos qual empresa, estabelecida neste edifício, estava em reforma.

Data da imagem: 22.01.2012.

<<Anterior        Próxima>>

Barreira Atitudinal - Rampa do SESC São Caetano.



A Barreira Atitudinal é a mais difícil de ser combatida, erradicada, pois é necessário que a sociedade entenda e respeite as diferenças. Dela derivam as demais barreiras como a arquitetônica, a comunicacional, a instrumental, a metodológica e a programática.  
“As barreiras atitudinais, porém, nem sempre são intencionais ou percebidas. Por assim dizer, o maior problema das barreiras atitudinais está em não as removermos, assim que são detectadas.” (Francisco Lima, 2008).

     
Postado em 22.02.2012.



Bacana observar ambientes que foram reformados e cujos degraus, que impossibilitavam o acesso de TODOS, foram substituídos por uma rampa. 
 
 

Google Image.


Contudo, é desalentador quando, ao se tentar subir a mesma, percebe-se que não será possível, devido a sua inclinação, de se continuar o trajeto sem solicitar por...

SOCORRO! 

 Socorro... Fora esta a palavra que proferi aos “quatro cantos”, quando percebi que não teria forças para subir sozinha esta rampa do acesso principal do SESC (Serviço Social do Comércio) de São Caetano do Sul, ainda mais com a cadeira de rodas empinando para trás! 


Imagem Amilcar Zanelatto.


E espantados ficaram os funcionários ao se depararem com a cena. Afinal, a rampa fora projetada, segundo eles, conforme as recomendações técnicas da NBR 9050-04: está com aproximadamente, para não se dizer exatos (nós medimos), 12,5% de inclinação! 

Uma rampa com esta inclinação (inclinação esta permitida pela NBR 9050-04* nos casos em que se esgotarem todas as possibilidades de se ter rampas com inclinações inferiores a 8,33%) não permite o acesso com autonomia, conforto e, sobretudo, segurança a TODOS, como deve ser.

O sensato seria ter, além da rampa, uma plataforma (inclinada ou elevatória) que possibilitasse o acesso às pessoas que não fazem uso da cadeira motorizada ou que não sejam “atletas”. E este pequeno detalhe, entre muitos outros, é que faz toda a diferença na vida de muitas pessoas. Deveria constar no Código de Edificações municipal! Opa, alguém sabe se o município de São Caetano possui um Código MUNICIPAL de Edificações?

 Esta experiência serviu para mostrar que um ambiente pode estar com todos os “itens” de acessibilidade, contidos na norma técnica NBR 9050, contemplados - como, aliás, pudemos notar no acesso ao SESC - contudo, isto não significa que o mesmo esteja de fato ACESSÍVEL a TODOS! 

Lembrando que as barreiras atitudinais geram barreiras programáticas que geram as barreiras arquitetônicas; portanto, pessoas: ao projetarem espaços, não se fiem nas dimensões mínimas e muito menos nas inclinações elevadas (como os 8,33% de inclinação) contidas na NBR 9050/04. Tenhamos bom-senso ao adaptarmos os espaços existentes. 

Recado aos (as) arquitetos(as), engenheiros(as), decoradores (as) e afins: corrimão em aço inox esquenta sob o sol escaldante do meio dia! É lindo, maaas ... queimei meus dedinhos! Este item de acessibilidade tem função(!) não é um mero elemento decorativo.



*Segundo observações, nos comentários, feitas pela arquiteta @elisaprado com relação a inclinação de 12,5% permitida  pela NBR 9050  a mesma diz que: 

"A inclinação é sim permitida, mas apenas para o desnível máximo de 7,5cm (ou 0,075m conforme Tabela 6 na NBR 9050/04), algo menor que um degrau. Ou seja, não podia ser adotada a inclinação de 12,5% para essa entrada do Sesc; (...)"


Tuca Monteiro.

<< Anterior           Próxima >>

______________________________

Saiba que: 

A reforma de adaptação a Lei Federal 10.098 do SESC São Caetano do Sul somente fora realizada no acesso principal e salão de exposições, todos os demais ambientes como sanitários, lanchonete, academia, piscina, pavimento superior entre outros continuam não possibilitando o uso das pessoas com deficiência, sobretudo, as que utilizam cadeiras de rodas para locomoção.

Flagra: Sanitário da praça Jácome Formiga - São Caetano do Sul.


Postado em 21.02.2012





Flagramos, novamente,...

O sanitário masculino, da praça Jácome Formiga, sendo utilizado como depósito(!) pelo pessoal que "adquiriu o direito" de usar a lanchonete da praça. Data: 20.02.2012.

Obs.: Já expusemos este abuso na série de postagem sobre as barreiras atitudinais. Leia sobre.


Flagra: Agência Itaú da av. Paulista - São Paulo.



Postado em 19.02.2012



Flagramos...

A agência do banco Itaú, da avenida Paulista, sendo reformada e a caçamba do entulho esta justamente sobre o piso tátil direcional utilizado pela pessoa cega ou com baixa visão.
 Data da imagem: 22.01.2012