Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Lixeiras públicas.



A Barreira Atitudinal é a mais difícil de ser combatida, erradicada, pois é necessário que a sociedade entenda e respeite as diferenças. Dela derivam as demais barreiras como a arquitetônica, a comunicacional, a instrumental, a metodológica e a programática.  
“As barreiras atitudinais, porém, nem sempre são intencionais ou percebidas. Por assim dizer, o maior problema das barreiras atitudinais está em não as removermos, assim que são detectadas.” (Francisco Lima, 2008).



Postado em 03.11.2011

 As lixeiras públicas: 

Mobiliário urbano imprescindível e que, felizmente, faz parte
da paisagem de "Sanca".  E como!

Em quase todas as imagens que fizemos de pontos da cidade, lá estão elas marcando  "presença", sempre prontas para o uso.

O problema é que nem todo  cidadão e cidadã as "percebem".

Ah! estes cidadãos (ãs), que descartam seus papéizinhos, suas latinhas, seus copinhos, suas garrafinhas, seus canudinhos, suas bituquinhas, seus chicletinhos e sacolinhas plásticas(!) ali mesmo, no chão de um espaço público, de uso coletivo, mesmo tendo ao seu alcance uma lixeira. Triste realidade que há de ser transformada através da EDUCAÇÃO!

Opa, citei a palavra alcance! 

Curiosamente, muitas são as pessoas que desejam descartar seu lixinho nas lixeiras dispostas pelas ruas da cidade; porém, devido à altura da abertura - algo próximo a 1.30m do piso -, muitas terão dificuldades de alcançar este mobiliário com facilidade (sem esforço) e autonomia, como, por exemplo, as crianças...

 
Imagem Tuca Monteiro.
A "boca" desta lixeira está a exatos 1.27 m de altura do piso.


Assim como as pessoas que fazem uso de cadeira de rodas para locomoção...


Praça dos Expedicionários - Imagem Tuca Monteiro.

Obs.: O Amilcar não é usuário de cadeira de rodas, mas caso estivesse fazendo uso da mesma, devido à sua circunstância física ( braços curtos devido à ingestão, por sua mãe, de medicamento a base de talidomida durante a gestação), teria dificuldades ( máximo esforço físico) para utilizá-las.


Imagem Tuca monteiro.

Além dessas, pessoas com baixa estatura* (anões) também terão dificuldades para acessar tais lixeiras .  Aliás, estas pessoas são sempre esquecidas pelo "Poder" Público: fazem parte do ciclo da invisibilidade!
Estão excluídas até mesmo da norma técnica  

Imagem Google Image.


Em São Caetano há um outro modelo de lixeira pública: são as dos pontos de coleta seletiva dos resíduos sólidos** ( plásticos, papeis, metais e vidros). No entanto, devido ao seu formato que não segue os princípios do Desenho Universal***, determinado pelo artigo 10 da  Lei Federal 10.098, de 19 de dezembro de 2000, este mobiliário, cuja a abertura geralmente está a 1.30 m do piso,  também dificulta o alcance de algumas pessoas e outras nem mesmo conseguirão utilizá-las: como o Fabio, que é usuário de cadeiras de rodas.



 Praça Rotary - Imagem Tuca Monteiro 




Seria interessante se nestas lixeiras os materiais a serem depositados (plástico, papel, metal e vidro) estivessem especificados também em Braille, para facilitar o acesso das pessoas cegas.

Prefeitura: que tal erradicar mais esta barreira de atitude?

O artigo 16 da lei citada diz que:

"As características do desenho e a instalação do mobiliário urbano devem garantir a aproximação segura e o uso por pessoa com deficiência visual, intelectual ou auditiva, a aproximação e o alcance visual e manual para as pessoas com deficiência física, em especial aquelas em cadeira de rodas, e a circulação livre de barreiras, atendendo às condições estabelecidas nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT."


 Lembrando que mobiliários urbanos jamais devem estar rentes ao alinhamento do lote, pois o alinhamento é guia de orientação para pessoas cegas que utilizam a bengala longa! E nunca devem estar sobre o passeio público: em ruas residenciais de baixo fluxo de pedestre a área de passeio livre de interferências deve estar entre 1.20 (mínimo admissível) a 1.50 de largura.




Tuca Monteiro

  _______________________

* Termo correto para designar pessoas com nanismo (anões).

** RESOLUÇÃO No 275 DE 25 DE ABRIL 2001 - CONAMA. Leia sobre.
 
*** Desenho Universal é Design Universal: conceito ainda a ser seguido pela NBR 9050 e pelo Decreto-Lei da Acessibilidade. Marcelo Pinto Guimarães.  Leia sobre.


Anterior                    Próxima


___________________________________

Esta postagem será enviada para: 

Gabinete do Prefeito. E-mail: prefeitura@saocaetanodosul.sp.gov.br

Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef) - Titular da pasta: secretária Lílian Cristina Fernandes. E-mail: inclusao@saocaetanodosul.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb) - Tirular da pasta: secretário Gerivá Maria Faria. E-mail: sesurb@saocaetanodosul.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) - Titular da pasta: Osvaldo Aparecido Ceoldo. E-mail: meioambiente@saocaetanodosul.sp.gov.br
Ouvidor Geral do Município: Fernando trincado Simon. E-mail: ouvidoria@saocaetanodosul.sp.gov.br


Com cópia para os vereadores.


Havendo retorno, os e-mails serão postados na caixa de comentários.

Um comentário:

  1. Comentário do Lucas Ferreira via twitter.

    @lucasferreira80 Lucas Ferreira

    Até q enfim alguém fala algo contra essas lixeiras "moderninhas" q dificultam nosso uso da msm, #kuddos p/ @arqTucaMonteiro

    ResponderExcluir