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São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Canteiro de obra sobre o passeio público - Rua Amazonas em São Caetano do Sul.


A Barreira Atitudinal é a mais difícil de ser combatida, erradicada, pois é necessário que a sociedade entenda e respeite as diferenças. Dela derivam as demais barreiras como a arquitetônica, a comunicacional, a instrumental, a metodológica e a programática.  
  “As barreiras atitudinais, porém, nem sempre são intencionais ou percebidas. Por assim dizer, o maior problema das barreiras atitudinais está em não as removermos, assim que são detectadas.” (Francisco Lima, 2008).



Postado em 22.06.2011


Acredito que muitos de vocês, algum dia, já se depararam com uma calçada sendo transformada em canteiro de obra ou mesmo tendo seu piso totalmente destruído, impossibilitando o transitar seguro ao pedestre.


Na rua Amazonas, rua esta com grande fluxo de automóveis e que possui calçadas estreitas e mal conservadas, em um único trecho nos deparamos com ambas as realidades...


Rua Amazonas - São Caetano do Sul.
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Observem no primeiro plano, à esquerda, que os responsáveis pela reforma de um galpão se apropriaram de parte do calçamento, delimitando uma área com tapumes. Há leis municipais que permitem esta apropriação! Ok..

Rua Amazonas - São Caetano do Sul.  
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No entanto, o piso da calçada deixada "gentilmente" para o pedestre está intransitável! O piso, antes de cimento, agora é um barro só, o que dificulta um caminhar seguro para todos nós, pedestres! Observem no canto direito inferior da imagem que as "bocas de lobos" para escoamento das águas pluviais estão obstruídas por resíduos provenientes da obra!


 Rua Amazonas - São Caetano do Sul. 
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Neste zoom da primeira imagem deste post observamos, do lado direito do calçamento, que a calçada fora totalmente incorporada pelo tapume desta outra obra. Notem que não há espaço para o pedestre transitar: este deverá disputar espaço com os carros em uma rua como a Amazonas! Quem é morador de "Sanca" sabe como é frenético o movimento de autos nesta rua! Observem que a caçamba da obra está sobre a faixa de travessia de pedestre: ambas as situações infringem o Código de Transito Brasileiro! Detalhe: há faixa de pedestre, mas não há rampa de acesso à calçada para quem faz uso de cadeira de rodas, por exemplo.

E este trecho é uma das rotas para se chegar a Prefeitura; ou seja, muitos assessores(as), secretários(as), vereadores, o Prefeito e afins  devem passar por ali (de carro!) em algum momento do dia ou da semana, ou do mês, ou do ano...

Será que ninguém reparou nestas barreiras de atitude?
 
Vista aérea do local de onde foram feitas as imagens (1) e do acesso a Prefeitura de São Caetano do Sul (2). Fonte Google Maps. 
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Data das imagens: 14.04.2011


Tuca Monteiro.

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Saiba que:


A Norma Técnica ABNT 9050-04 em seu item 6.10 que trata sobre circulação externa diz que:

"As obras eventualmente existentes sobre o passeio devem ser convenientemente sinalizadas e isoladas, assegurando-se a largura mínima de 1,20 m para circulação. Caso contrário, deve ser feito desvio pelo leito carroçável da via, providenciando-se uma rampa provisória, com largura mínima de 1,00 m e inclinação máxima de 10%, conforme figura 98."

Figura 98. Fonte ABNT NBR 9050-04.  
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Considerando o fato de ser permitido ao proprietário do imóvel a apropriação de parte do passeio público como apoio a reforma ou construção de seu imóvel, parto do pressuposto de que este item da norma também deveria ser aplicado (exigido) pelas municipalidades.

Mesmo assim, este item da norma apenas garante o acesso a uma parcela da população; acredito que quem faça uso de cadeiras de rodas, sem ser a motorizada, ou mesmo uma pessoa cega, terão dificuldades no acesso as rampas, ora devido à inclinação (ainda mais se esta situação ocorrer em uma rua com inclinação elevada tanto longitudinal quanto transversal), ora pela ausência de comunicação tátil (pisos guias).

Observação: rampas com inclinações acima de 6%, mesmo sendo temporárias, não garantem o conforto e a segurança a todas as pessoas.

Alguma sugestão?

 

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