Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Hoje, mais do que ontem: é preciso ações cidadãs - solidárias, individuais e/ou coletivas.




Postado em 07.06.2011



Por Vera Botteon

Alguns exemplos são muito claros para mim desde sempre. Lembro, quando criança ainda, meu pai, Mário, contando da luta da mãe para romper barreiras para valer os direitos, para estudar e trabalhar , de sua filha cega, o tempo passou e a menina se formou professora, advogada e escritora Yolanda Ascêncio. E da mamãe, " indignada", pedir para mim, criança ainda, ajudar a ensinar matemática a uma menina com dificuldade de entender os primeiros fundamentos porque a professora, sem paciência, queria transferi-la para uma classe de crianças com deficiências de aprendizado, as quais na época chamavam de “excepcionais” , o tempo passou , e a menina de formou instrumentadora cirúrgica.

Hoje, somos conscientes de que a acessibilidade é direito de todos mesmo que aqueles que não precisam ser referentes apenas à deficiência.

Gestantes, idosos, pessoas obesas ou com problemas cardíacos também podem se beneficiar de adaptações, como rampas ao invés de degraus, banheiros com barras e vaso sanitário na altura correta.

Estes são apenas alguns exemplos de uma tendência chamada Design Universal, que prega que todos tenham condições iguais de utilizarem-se de um espaço, afinal, não existe uma pessoa igual a outra.

E nos dias de hoje, muitas barreiras foram quebradas, mas ainda esbarram na falta de sensibilidade solidária para beneficiar não a este, ou aquele, mas a todos nós.

Por exemplo (S.C. Sul maio/2011) era necessária uma pequena rampa na calçada para a jovem com mobilidade reduzida pudesse atravessar. Parece simples, mas burocraticamente quase impossível e que foi resolvido em poucos minutos. Num diálogo informal com a empreiteira que refazia o pavimento da rua e fazia o concreto no meio fio, expliquei a gentileza para que se fizesse uma rampa na medida da cadeira de rodas em frente ao portão (que não era de garagem) e horas depois o problema estava resolvido.

Para a questão dos veículos adaptados com elevatória para transporte dos escolares foi mais demorada, mês sim, mês não, todos os anos “sim” (2009/2010/2011), cidadãos/cidadãs insistiram e conseguiram. A compra de veículos adaptados melhorou a oferta mas ainda não é o ideal, em alguns, ainda falta o auxiliar.

Infelizmente, lidar com órgãos municipais, estaduais e/ou federais é demorado, muitas vezes, nem é pelo administrador mas pelo burocrático “segundo e terceiro escalão” muito pouco técnico e por demais clientelista.

O mesmo ocorre nos edifícios residenciais que não tem obrigação legal por exemplo, para deixar vagas à disposição de idosos, mas que pelo menos devem respeitar a legislação, no que tange a acessibilidade do local.

E quando ouvimos a palavra “acessibilidade” logo pensamos em uma pessoa na cadeira de rodas, ou em um pessoa que não pode se mover, mas que precisa, nesse caso, entrar e sair de seu apartamento. A questão é que possibilitar o acesso vai muito além desse grupo.

“Rampas e elevadores devem estar sempre presentes nas áreas comuns” : muitos condôminos alegam que “ tais alterações podem ficar caras” porém gastam muito com segurança, aquecimento de piscina, guarita blindada. Porque não fazer um rateio bem planejado para rampas, elevadores e pisos táteis nas áreas comuns?

Ninguém está livre de fazer uma operação e precisar de uma cadeira de rodas e/ou de maca, por certo período de tempo, perder a visão, ou vir a ter um condômino surdo.

Importante que os Movimentos fiscalizem e exijam o cumprimento dos direitos e deveres dos cidadãos, abrindo espaços que possibilitam a informação, que é o primeiro passo para o fim de preconceitos.

E vale as palavras da Professora Yolanda Ascencio: “Acredito que o deficiente tem duas opções: se entrega e vive de piedade ou enfrenta os desafios. Eu tenho muita fé, que é o combustível da minha vida."

E Mário Quintana (atualíssimo): “Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.."


Vera Botteon
S.C.Sul - SP



Participe do INCLUA-SE! enviando seu artigo para
inclua-se@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário