Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Simplesmente Balé.

Postado em 13.12.2010

 Por Tuca Monteiro



Saudades do meu tempo de balé, das redinhas do coque, das fitas e laços, do tutu engomado, das meias rosadas e marcadas pelo roçar das sapatilhas, do som do piano ao fundo, da marcação um, dois, três...; das baterias e piruetas - e naturalmente que não poderia me esquecer das sapatilhas acetinadas de ponta, rosa, perolada, preta... um sonho de uma realidade docilmente dolorida. 

 
Passados vinte anos ainda sinto os calos cuidadosamente esculpidos em meus pequeninos pés pelas sapatilhas de ponta: sapatilhas de ponta são e sempre foram o desejo de toda menina bailarina. A magia de elevar todo o corpo somente pelas pontas dos dedos dos pés!

Mas não fora o saudosismo das minhas aulas de balé, que às vezes me acomete, que me instigara a escrever.

Hoje, dia 13 de Dezembro, é celebrado o dia Nacional do Cego.

Vocês devem estar pensando: Qual é a relação do balé com este dia?

A relação que eu faço atende pelo nome de Fernanda Bianchini, fundadora da Associação de Ballet e Arte para Cegos . Hoje escrevo em celebração a esta profissional que se dedicou e desenvolveu um método de balé que possibilita às crianças, às (os) adolescentes e às (os) jovens com deficiência visual sentirem todas as sensações e emoções que uma aula de balé proporciona. De sonharem, como eu sonhei, em um dia elevar todo meu corpo sobre as pontas dos meus dedos dos pés e rodopiar, rodopiar, rodopiar...

É um deleite para a alma. Grata Fernanda por fazer a diferença.

Presenteio vocês com um slide de imagens do espetáculo O Quebra-Nozes, com as alunas da Associação, que aconteceu em 2008 no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul.




E para quem aprecia a arte da dança sobre as pontas dos dedos dos pés, compartilho um dos meus vídeos preferidos:









3 comentários:

  1. Belíssima homenagem!
    Precisamos descobrir um modo do blog ser plenamente acessível!

    Parabéns, Moça.

    ResponderExcluir
  2. Tens razão!

    Tornar o blog "Inclua-se!" acessível as pessoas com deficiência visual será uma das metas em 2011!

    ResponderExcluir
  3. Tornar esse blog plenamente acessível será A meta de 2011, querida Tuca!
    Contribuir para que São Caetano seja uma cidade verdadeiramente acessível, também.
    Teremos muito trabalho, não?
    Faremos o que é preciso ser feito, tenho certeza.
    Beijo,Moça.

    ResponderExcluir