Postado em 07.03.2012
Flagramos em 2008...
Se observamos tal atitude (barreira atitudinal) em sanitários de próprios públicos, não seria surpresa encontrarmos a mesma situação nos sanitários de estabelecimentos privados.
Observação (superficial) quanto a acessibilidade do sanitário:
Há um móvel (trocador de fraudas) justamente na área lateral de aproximação do vaso sanitário, que deve estar livre!
A enorme abertura frontal, tanto do vaso sanitário quanto do assento, impossibilita o uso com segurança e conforto: as pessoas perdem o equilíbrio,
pois as pernas tendem a cair no vão!
O acionamento da descarga deveria ser por alavanca, é mais funcional!
A porta do sanitário abre para dentro, quando o correto é abri-la para fora: medida de segurança e maior liberdade para a circulação dentro do mesmo!
Outros itens como papeleira, barras de apoio, distância do vaso com relação a parede estão, aparentemente, fora das especificações técnicas da NBR 9050-04.
O bacana é que existe um dispenser com capinhas descartáveis para o assento.
Este restaurante NÃO está acessível!
Imagem Google Maps.
Há três generosos degraus no acesso! Caso apareça alguém que use cadeira de rodas, ou muletas, ou andadores ou esteja com um carrinho de bebê, os funcionários colocam sobre os degraus uma rampa semelhante a esta, do Habib's (ambas as redes são do Grupo Alsaraiva)...
Imagem Google Maps.
Estas rampas não garantem o conforto, a segurança e, sobretudo, a autonomia as pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.
<<Anterior Próxima>>
Na época, explicamos ao gerente sobre a importância de se manter o sanitário pronto para o uso: limpo e sem objetos dentro do mesmo.
ResponderExcluirOntem passamos pelo Ragazzo e aproveitamos para verificar este sanitário. Encontramos a mesma situação da terceira imagem! Faremos outra postagem sobre!
ResponderExcluirBarreira atitudinal é um transtorno.
eu ja tive problemas em entrar no Ragazzo! de andador é praticamente impossivel entrar com aquela escada!
ResponderExcluirNOTA ZERO AO RAGAZZO E ARQUITETOS
LÁ EU NAO VOLTO !!!
Plataforma elevatória Já!
Excluir