Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Modelos de deficiência - Introdução.


Postado em 19.03.2012











 Por Amilcar Zanellato.





A minha querida Tuca Monteiro, que voluntariamente empresta parte de seu tempo ao gerenciamento deste blog, me pediu, na semana passada, que escrevesse um texto sobre as vagas exclusivas as pessoas com deficiência física e idosos, demarcadas pela Prefeitura em 2010 para cumprimento do Art. 25 do Decreto 5296/04 e das Resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), estas últimas publicadas em dezembro de 2008.

Entusiastas da campanha “Esta Vaga Não É Sua Nem Por Um Minuto”, Tuca e eu temos registrado imagens, desde o ano passado, de veículos não autorizados ocupando as referidas vagas demarcadas em vias públicas e em estacionamentos privados.

Temos relatos a publicar, relatos das reações das pessoas quando as abordamos e apontamos a elas o erro que cometem ao ocuparem vagas não destinadas a elas.
Há desde a imediata retirada do veículo, acompanhado de um “vocês têm razão”, até reações iradas.

Temos imagens a publicar, como estas...

 
 
 

 
que mostram o uso desautorizado das vagas destinadas e demarcadas exclusivamente às pessoas com deficiência física, ou as vagas destinadas e demarcadas a idosos, em locais públicos e privados.

Pesquisando em outros blogs opiniões sobre as vagas exclusivas, observei uma adesão à Campanha “Esta vaga não é sua nem por um minuto”: as vagas devem ser exclusivas, conforme defendem pessoas com deficiência que têm automóvel – sendo ou não condutor(a) – e, por outro lado, não são respeitadas como vagas exclusivas para quem não tenha uma deficiência ou não seja idoso, porque não compreendem a função da vaga exclusiva e a justificativa de demarcação em local apropriado.

Há relatos de episódios que são muito ilustrativos.

E não há compreensão porque as pessoas se deparam com algo para elas inusitados e, segundo o ponto de vista delas, questionáveis: como podem umas pessoas poder estacionar seus carros em vagas demarcadas, ter isenção de 2 horas de cobrança de zona azul, em espaço público? Por que isso?

As pessoas não estão se apercebendo de suas posturas quanto às pessoas com deficiência e também quanto à questão da deficiência.
Isto se deve ao desconhecimento dos modelos de deficiência.

Modelos de deficiência são os olhares e entendimentos e posturas das pessoas sem deficiência perante as pessoas com deficiência, conforme nós, pessoas com deficiência, os compreendemos e demonstramos. E o que é muito interessante é que há pessoas com deficiência que aderem a um modelo que o prejudica, por mero desconhecimento, e contribuem para a perpetuação desse modelo.
E há o(a)s oportunistas, claro.

São quatro os modelos de deficiência:  

caritativo, médico, social e de direitos humanos.
Trataremos de cada um deles na minha próxima postagem.

Prometi a Tuca um texto para publicação no blog sobre vagas demarcadas. O texto estava pronto para publicação, mas penso que assim que enxergarmos os modelos em nossas atitudes, ficará mais fácil modificá-los.

Portanto, doravante procurarei, nos meus textos, incentivar o leitor e a leitora a identificarem qual modelo corresponde o relato e a visão descritos. E qual é o modelo com o qual se identifica.

Quarta-feira falaremos sobre os modelos.

Até lá.

Amilcar Zanelatto Fernandes


     Proxima>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário