Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Apresentação:


 Espaço destinado ao leitor.


Contribuições de:



    Amilcar Zanelatto.


A Acessibilidade.

A palavra acessibilidade é de frequência recente em nosso vocabulário. Ela tem ganhado expressão nos meios de comunicação, nas discussões políticas, nas organizações representativas das pessoas com deficiência na década em que estamos... Acesse.


Vagas exclusivas para exclusivos: um diálogo com o Chefe de Gabinete da Prefeitura.

Estive com meus clientes na sede da Prefeitura. Em São Caetano, a sede fica num parque denominado Parque Chico Mendes. Ao chegarmos, de carro, procurou meu cliente (que não tem deficiência) lugar para estacionar... Acesse.
 
Diálogos e História. 

Professor, se eu tivesse nascido na Roma Antiga, mesmo livre, seria considerado Pessoa?”
“Boa pergunta. Provavelmente não. Por que esta pergunta?”
“Porque estou pesquisando a origem do preconceito a pessoa com deficiência. Acredito que seja de origem estética. Há um padrão de forma humana: o que difere do padrão não é bem quisto...”... Acesse.


Censo Insensato. 

O Brasil coleta dados sobre pessoas com deficiência desde 1872, porém de forma precária e centrada apenas nos aspectos físicos. De 1920 até 1940, o censo inclui algumas categorias mentais (sic) advindas do Congresso de Londres... Acesse.



Teleton e McDiaFeliz.

Na semana passada estive no centro de São Paulo a trabalho e, na volta, utilizei o metrô.
Na estação da Sé, uma aglomeração de pessoas visivelmente estressadas disputava espaço na plataforma pelo direito de se espremer dentro dos vagões e ser transportada a seu destino feito frangos de granja... Acesse.


Comunique-se!

Estou preparando material para palestra em que abordarei as barreiras programáticas. Barreiras programáticas são barreiras embutidas (e invisíveis) em políticas públicas (normas, regulamentos, portarias, leis, decretos).
Como morador de São Caetano do Sul, me preocupei em pesquisar as leis... Acesse.


Movimento: 3 de Dezembro; Integração; Inclusão.

No dia em que completei 31 anos de idade a 37ª. Sessão Plenária da ONU instituiu o dia 3 de Dezembro como Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A data foi escolhida porque no dia 3 de Dezembro de 1982, dez anos antes – quando eu já havia completado 21 anos - a Assembleia Geral da ONU adotou o Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência.
A década de 1980 foi rotulada por muitos especialistas... Acesse.


Movimento: ano ímpar.

O ano de 2011 foi ímpar para o Movimento Inclua-se! não somente porque termina em numeral 1: principalmente porque houve, desde seu início, um longo caminho a ser percorrido, caminho esse repleto de obstáculos a serem removidos. Tornou-se ímpar, para nós, porque respondemos à indefectível e retórica pergunta feita pelo Poder: "Quantos vocês são? O que fizeram pelas pessoas com deficiência?"... Acesse.





 

Denise Christino.


Amigas Borboletas Presas no Escafandro.

Hoje eu constatei que em todas as fases da minha vida sempre tive uma pessoa com deficiência perto de mim. Na vizinhança, ou no colégio sempre acabava me aproximando de uma. Meu primeiro trabalho voluntário ocorreu quando eu tinha apenas 14 anos de idade, e fui incumbida de alfabetizar e ensinar a língua... Acesse.







Priscila Santos.


Apta apesar do defeito físico: o Ciretran.

Chamo-me Priscila e tenho uma deficiência física decorrente da paralisia cerebral e aqui, no blog do Movimento Inclua-se!, relato minha indignação, encaminhada à Ouvidoria Municipal e Ministério Público, com a falta de informação de certos Órgãos Públicos de São Caetano do Sul. Estava em processo de renovação da minha CNH e aproveitei para solicitar a alteração do campo “observações” do meu documento, pois desde 1998, quando dei entrada na minha primeira CNH, sou “classificada” como: "APTA APESAR DO DEFEITO FÍSICO", o que me causa um desconforto descomunal... Acesse.

 



 
Tuca Monteiro.


Reatech 2010 - Dois olhares sobre o tema. 

ReaTech 2010! Para quem nunca ouviu falar é uma feira que abrange tecnologia e acessibilidade, reabilitação e INTEGRAÇÃO da pessoa com deficiência a sociedade. Encontamos tudo, ou melhor, quase tudo que há de novidade nessa área além de palestras sobre assuntos pertinentes...
E lá fomos nós, meu amigo Amílcar (O Educador da Inclusão) e eu Tuca Pituca fazer a viagem até o YAB-A-QUAR-A (Jabaquara). Acesse.

Vale tudo por uma vaga para autos?

Quarta-feira de um inverno chuvoso, e lá estávamos nós (Amílcar e eu) caminhando pela Visconde de Inhaúma. Não, não estávamos a ver vitrines, mesmo porque em dias chuvosos temos que dirigir nosso olhar sobre as inúmeras poças d’ água ocasionadas pelo afundamento dos blocos intertravados,... Acesse.


O Que Faz Você Feliz?


Postei no TWITPIC, no dia seis de novembro, a seguinte imagem:
Eu utilizando uma cadeira de rodas e tentando acessar o caixa com o Símbolo Internacional de Acesso de uma loja do Pão de Açúcar, em São Caetano do Sul... Acesse.


Em uma sociedade que apenas possibilita a integração o "degrau" no Congresso Nacional, causou espanto.

Um dos assuntos do momento no twitter sem dúvida fora o Congresso Nacional. Muitas pessoas “twittando” indignadas sobre a matéria do jornalista Jairo Marques intitulada “Degraus desafiam deputados cadeirantes em Brasília”.
Para aqueles (as) que não apreciam serem reduzidos (as) a um objeto ( conheço alguns (mas) como o @Tucamunhoz, do MID) - no caso, a uma cadeira (cadeirante) - tomo a liberdade de sugerir um título mais apropriado: ... Acesse.


Simplesmente Balé.

Saudades do meu tempo de balé, das redinhas do coque, das fitas e laços, do tutu engomado, das meias rosadas e marcadas pelo roçar das sapatilhas, do som do piano ao fundo, da marcação um, dois, três...; das baterias e piruetas -... Acesse.

É Dia de Banco!

Confesso: adoro estes dias em que sou “obrigada” a ficar cerca de uma hora em uma fila para pagar contas!* Certamente é um momento único! Único porque me permite refletir e ampliar o olhar sobre o que é, de fato, um ambiente que inclui. Acesse.

Um olhar "Inclusivo" sobre a Nona Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Muito se tem dito nas mídias - pouco na televisiva; mais nas mídias impressas e, maciçamente, nas redes sociais - sobre as questões concernentes ao universo da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida e a inserção deste segmento na sociedade como pessoas detentoras de direitos e protagonistas de suas vidas... Acesse.


Pra não dizer que não falei das flores...
 

Soa-me contraditório ler esta “crítica” de Lílian Cristina Fernandes (SP), titular da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Sedef) de São Caetano do Sul aos moradores da cidade como nós, do Movimento Inclua-se!, que expõem imagens e opiniões nas redes sociais demonstrando o descaso na cidade por parte da administração pública, ... Acesse.







 

Vera Botteon.

Hoje, mais do que ontem, é preciso: ações cidadãs - solidárias, individuais e coletivas.

Alguns exemplos são muito claros para mim desde sempre. Lembro, quando criança ainda, meu pai, Mário, contando da luta da mãe para romper barreiras para valer os direitos, para estudar e trabalhar , de sua filha cega, o tempo passou e a menina se formou professora, ...  Acesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário