Postado em 30.12.2011
O ano de 2011 foi ímpar para o Movimento Inclua-se! não somente porque termina em numeral 1: principalmente porque houve, desde seu início, um longo caminho a ser percorrido, caminho esse repleto de obstáculos a serem removidos.
Sobre o blog - Acesse.
Arquivo Inclua-se!
Tornou-se ímpar, para nós, porque respondemos à indefectível e retórica pergunta feita pelo Poder: "Quantos vocês são? O que fizeram pelas pessoas com deficiência?"
Ímpar porque descobrimos o quão frágeis são os argumentos daquelas pessoas que defendem o modelo Integracionista, e os expusemos em toda sua estreiteza.
Expusemos o olhar que a sociedade tem - mormente a sulsancaetanense - sobre a questão da deficiência em denúncias de barreiras atitudinais alimentadas pelo Poder como nos sanitários da praça Jacome Formiga. Acesse
Arquivo Inclua-se!
Escancaramos as barreiras programáticas e a ignorância conveniente do Poder expondo em Obstáculos Permitidos por Leis - Acesse
Google Image.
e Bom Conselho. Acesse.
Fonte:Folha de São Caetano.
Mas nos fora, o ano de 2011, ímpar, porque conquistamos uma vitória singular: com um mero - e eficiente - exercício de cidadania: com o Movimento Inclua-se! conseguimos fazer recuar dois Poderes (o Executivo e o Legislativo) em sua intenção de manterem as pessoas com deficiência sob tutela de Instituições, com a parceria de um terceiro Poder: o Judiciário, pelo Ministério Público - Moviento: um resultado. Acesse.
Dra. Maria Izabel, da 8a. Promotoria de Justiça
O Movimento Inclua-se! nascera em ano par: cinco anos depois, obtivera reconhecimento pelas ações desenvolvidas, reconhecimento este consubstanciado pela aprovação de um Projeto de Lei que garante a TODOS o direito de participação plena na determição dos rumos que darão às suas vidas, ao reconhecimento de seu protagonismo ao terem o direito inalienável de construirem sua pópria história.
E, por reconhecimento, devo agradecer a todas as pessoas que participaram desta conquista.
E aproveito para agradecer a Tuca Monteiro, cujo empenho fora determinante a essa conquista.
Ao longo de minha trajetória como militante da causa da pessoa com deficiência tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas empenhadas; mas tenho de reconhecer que Tuca Monteiro é um espírito raro, daqueles que fazem diferença.
À ela, ofereço, em nome de todos que direta ou indiretamente participam do Movimento Inclua-se!
Letra da música: Sueno con serpientes.
O próximo ano será par: teremos trabalho redobrado por ser ano de eleição municipal.
E faremos dele, certamente, outro ano ímpar.
Amilcar Zanelatto Fernandes
Nessa semana vimos um carro (ônibus) da linha intermunicipal com o SÍmbolo Internacional de Acesso (SIA). Ontem embarquei em um, da Linha 008, que liga o Bairro Nova Gerty, em São Caetano do Sul, ao Terminal Sacomã, interligado ao Metrô. Há plataforma de acesso a pessoas em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida, no veículo. Perguntei ao motorista (que também tem função de cobrador) quando os carros começaram a circular. Ele me respondeu: "nessa semana".
ResponderExcluirA próxima vivência em São Paulo poderá ser feita utilizando-se ônibus, querida Tuca Monteiro. Se bem que não perguntei quantos carros adaptados circulam na Linha.