Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Barreira Atitudinal - Rampa com 22% de inclinação na Escola Municipal de Natação de São Caetano.





A Barreira Atitudinal é a mais difícil de ser combatida, erradicada, pois é necessário que a sociedade entenda e respeite as diferenças. Dela derivam as demais barreiras como a arquitetônica, a comunicacional, a instrumental, a metodológica e a programática.

 “As barreiras atitudinais, porém, nem sempre são intencionais ou percebidas. Por assim dizer, o maior problema das barreiras atitudinais está em não as removermos, assim que são detectadas.” (Francisco Lima, 2008).




 Postado em 13.05.2012


Quando estivemos, em 2008, verificando a acessibilidade no Conjunto Aquático Leonardo Sperate nos deparamos com a total falta de acessibilidade como evidenciado por este generoso degrau de 22 cm de altura no acesso principal... 

 Imagem de Tuca Monteiro (2008).
 

No dia 12 de maio (sábado) estivemos novamente no local e observamos que, na última “reforma”, que basicamente se constituiu em pintura dos muros "à la Romero Brito", acoplaram ao degrau existente uma rampa metálica móvel que está totalmente fora das especificações técnicas: além da inclinação exceder os 8,33% ( o ideal são rampas com até 5% de inclinação!) - inclinação máxima para uma rampa especificado pela norma técnica nbr 9050-04 - não há guia de balizamento nem corrimãos!
 
Rampas com 22% de inclinação, igual a esta executada no acesso da Escola Municipal de Natação, é um exemplo típico da chamada barreira atitudinal!...


Imagem de Amilcar Zanelatto (2012).

A imagem demostra o máximo que consegui subir na rampa que possui 1 metro de comprimento! Se insistisse, a cadeira de rodas inclinaria para trás e, sem os corrimãos para me escorar, seria tombo na certa.


Obs.: Lembro-me que, na época, ocorrera os Jogos Regionais (Julho de 2008) e neste Conjunto Aquático houve a competição de natação de atletas com deficiência física e visual; na ocasião, pudemos notar o quanto a falsa acessibilidade impede o deslocamento com autonomia e segurança das pessoas.  No slide abaixo há algumas imagens que fizemos do evento.




Alô, Alô Seohab, Sedef  e Seest: não são com os chamados “puxadinhos” que os próprios públicos ficarão de fato acessíveis.

As instalações da Escola Municipal de Natação recém “reinaugurada” não estão de acordo com o 


 Tuca Monteiro.
"Especialista" em bom-senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário