Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

O Que Faz Você Feliz?

Postado em 15.11.2010



Por Tuca Monteiro     









Postei no TWITPIC, no dia seis de novembro, a seguinte imagem:


Eu utilizando uma cadeira de rodas e tentando acessar o caixa com o Símbolo Internacional de Acesso  de uma loja do Pão de Açúcar, em São Caetano do Sul. Digo tentando, pois o corredor do caixa NÃO tinha a largura adequada que permitisse a minha passagem e a de qualquer pessoa que ali estivesse com uma cadeira de rodas.

O que me motivara a postar esta imagem no TwitpicO Teleton!

Para quem não sabe (se é que haja alguém que desconheça o teleton), neste dia aconteceu no SBT o Teleton em prol das crianças da AACD e, como é sabido, muitas empresas fazem doações ao Teleton; uma delas foi o Grupo Pão de Açúcar que fez uma doação de 290 mil reais.

Obviamente que fiquei indignadíssima ao vir a seguinte cena, afinal havia vivenciado a inacessibilidade de uma das lojas do Pão de Açúcar. Alias, não fora somente o Pão de Açúcar que me deixara indignada, outros grupos como o Bradesco e o Itaú também mexeram com meus nervos e pelo mesmo motivo, a inacessibilidade (falsa acessibilidade) em agências que frequento.

Penso se as demais empresas que fizeram suas doações, ou mesmo o grupo Silvio Santos, e tiveram seus nomes citados estão seguindo as leis de Acessibilidade seja no meio físico, comunicacional, instrumental e gerando empregos de fato as pessoas com deficiência, não somente com deficiência física, mas também, as que possuem deficiência sensorial e cognitiva.

No dia dez de novembro recebi no meu twitter uma mensagem do @paodeaçucar (até então não sabia que havia twitter da rede pão de açúcar) solicitando um meio de contato para falarmos sobre o ocorrido na loja, enviei o email do Inclua-se.

Enviaram-me uma mensagem no dia onze solicitando um telefone.

Olá,
Recebemos seus comentários a respeito da loja Pão de Açúcar São Caetano Maranhão, e gostaria de prestar alguns esclarecimentos, desta forma, solicitamos um tel para contato.
Ressaltamos que o assunto já foi endereçado internamente para as devidas apurações.
No aguardo.

Atenciosamente,
Renata Duque

Confesso: li o email com um certo descrédito. Achei que daria no mesmo, ou seja, em nada, do mesmo jeito que tem sido com o poder público municipal.

No dia seguinte recebi outro email...

Olá Tuca,
Voltamos a contatar através deste canal, para informar as melhorias realizadas na loja Pão de Açúcar São Caetano Maranhão, de acordo com as fotos anexas.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer o envio da manifestação e nos desculpar por qualquer transtorno causado.
Esperamos revê-la em breve em nossa loja, o gte Angelo Soares, terá prazer em atendê-la.
Estamos à disposição.
Um Abraço.

Renata Duque


E para minha surpresa enviaram imagens do caixa agora com o acesso livre para quem faz uso de cadeiras de rodas, e que também beneficiará quem faz uso de muletas ou esteja acima do peso!



Não estou aqui dizendo que a loja esteja 100% acessível (livre de barreiras arquitetônicas, barreiras comunicacional, instrumental e de atitude), isso somente fazendo uma Avaliação Pós-Ocupação, contudo foi muito gratificante ver pessoas de uma empresa privada demonstrando atenção e tentado eliminar barreiras, de modo rápido  sem ficar dando justificativas infundadas (barreiras de atitude).

Amei, embora não seja pessoa com deficiência (neste dia estávamos fazendo estudos de acessibilidade ao meio urbano na rua Piauí e dirigimo-nos até o Pão de Açúcar para comprar pilhas) senti, como cidadã, como consumidora, um certo respeito - algo que está faltando aos poderes públicos.

Voltaremos ao Pão de Açúcar e indicaremos, se necessário for, outros pontos que devem ser transformados. Acredito que esse seja um caminho.


Oque faz você feliz?  

Neste momento ser compreendida e atendida.

Grata, Pão de Açúcar, pela atenção.



Voltar.

2 comentários:

  1. Amiga Tuca, eu vi o post do Pão de Açúcar no twitter e estava esperando a sua resposta. Esperava também esta postagem sobre o Teleton, assunto que dialoguei com o @MicaZanelatto e foi muito (para mim) gratificante. Agora com relação a rede de supermercados, isto só vem provar que:
    1º Se uma pessoa bem informada e com atitude cutucar o gigante, ele muda um pouco a postura.
    2º Temos que continuar batendo na mesma tecla, ou seja, queremos a acessibilidade e nossos diretos agora! No mais continuemos lutando, cada um a sua maneira, mas com o mesmo ideal. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá André!

    Quando se tem uma imagem a preservar, tudo fica mais fácil! Agora os governos pelo visto não estão preocupados com a imagem que passam...

    Descaso, omissão, ignorância...

    ResponderExcluir