Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Flagra - Edifício comercial e o Desenho Universal.


Postado em 15.08.2012

 
 
Flagramos...

este edifício comercial de cinco andares ( subsolo, térreo e três pavimentos) -  localizado na esquina da rua Visconde de Inhaúma com a rua Silvia, em São Caetano do Sul -
sendo executado sem obedecer o Decreto-Federal 5296-04, que diz em seu artigo 10:

A concepção e a implantação dos projetos arquitetônicos e urbanísticos devem atender aos princípios do desenho universal, tendo como referências básicas as normas técnicas de acessibilidade da ABNT, a legislação específica e as regras contidas neste Decreto.
 
 Um dos equívocos do projeto, e considero o de maior relevância, fora implantar o acesso ao elevador justamente em uma rua íngreme ( rua Silvia), de difícil circulação para uma pessoa que tenha mobilidade reduzida, sobretudo pessoas usuárias de cadeira de rodas não motorizada, além da entrada estar segregada (é secundária): a entrada principal do edifício se dá pela Visconde de Inhaúma, cujo acesso ao primeiro andar é por meio de uma escadaria.


Pessoas, segundo o conceito de uso equitativo, e que é um dos princípios do DU (são sete os princípios), a entrada principal do edifício deve possibilitar o acesso a TODAS as pessoas; é o que se denomina de acesso UNIVERSAL! O elevador deveria estar localizado junto a escadaria de acesso pela Visconde de Inhaúma; deste modo garantiria dois outros princípios do DU: o mínimo esforço físico e a tolerância ao erro (segurança).

 FATO: O projeto fora aprovado pelo setor de obras e aprovações da Prefeitura e certamente receberá o habite-se. Observamos muitos casos semelhantes a este na paisagem da cidade.

Outro fato: os profissionais de arquitetura e engenharia estão enxergando a NBR 9050 como se fosse uma "receita de bolo", ou seja, basta acrescentar todos os intens contidos na norma e tchan,tchan,tchan...
 temos uma edificação genuinamente acessível. A NBR oferece alguns parâmetros, cabendo ao profissional buscar soluções projetuais que garantam o uso por todos em sua máxima extensão.

Iremos, assim que a obra estiver finalizada, vistoriar todos os ambientes e fazer a relação dos equívocos.

 Alô, alô Prefeitura, Seohab e Sedef estamos de OLHO!


 Tuca Monteiro
Especialista em bom-senso.
  

<<Anterior                 Próxima>>


Nenhum comentário:

Postar um comentário