Sobre o Movimento Popular INCLUA-SE

Minha foto
São Caetano do Sul, Região do ABCD /São Paulo, Brazil
Não sabemos o que somos e sim o que NÃO somos! Não somos uma organização não governamental sem fins e muito menos com fins lucrativos (ONGs); Não somos um INSTITUTO; Não somos uma INSTITUIÇÃO nem pertencemos a uma; Não somos de CONSELHOS nem representamos segmentos. Não defendemos bandeiras PARTIDÁRIAS. Sendo assim, somos ILEGÍTIMOS aos olhos dos Poderes Constituídos!

Estacionamento do Palácio Cerâmica (Prefeitura de São Caetano do Sul).



A Barreira Atitudinal é a mais difícil de ser combatida, erradicada, pois é necessário que a sociedade entenda e respeite as diferenças. Dela derivam as demais barreiras como a arquitetônica, a comunicacional, a instrumental, a metodológica e a programática.  
“As barreiras atitudinais, porém, nem sempre são intencionais ou percebidas. Por assim dizer, o maior problema das barreiras atitudinais está em não as removermos, assim que são detectadas.” (Francisco Lima, 2008).





Postado em 10.06.2011


 
14 de Abril: estava um lindo dia para um café da manhã no Palácio da Cerâmica, em São Caetano do Sul.
Presentes, o prefeito José Auricchio; sua Assessora Especial de Coordenação de Ação Social e provável candidata à sucessão, Sra. Regina Maura Zetone; o Chefe de Gabinete e também provável sucessor à prefeitura, Sr. Luiz Antonio Cicaroni e o Assessor Especial de Gabinete, Sr. Juan Muñoz; além do vereador Maurício Fernandes e seu eleitorado. 

E também um lindo dia para se constatar o óbvio!
A vaga de uso exclusivo para pessoas que fazem uso de dispositivos para locomoção como, por exemplo, cadeira de rodas, sendo ocupada por quem não necessita...



Esta situação já fora exposta pelo Amilcar Zanelatto ao Assessor de Gabinete, Sr. Cicaroni (leiam relato) que, à época, ficara de dar solução: bastava instruir os GCMs mas, conforme o Assessor, isso já havia sido feito!! 

Como pudemos notar, tudo continua do mesmo modo.  Concordo plenamente com Lima quando diz que o maior problema da barreira de atitude está em não as removermos, assim que são detectadas. O Amilcar mostrou o que estava acontecendo "às barbas" da administração pública, mas, pelo visto, fora ignorado.


Somente com uma Campanha Permanente de Acessibilidade, com o intuito de informar e conscientizar o cidadão, é que essas más práticas deixarão de existir. 

Prefeitura: estamos de OLHO.

Tuca Monteiro



Anterior                             Próxima


____________________________

 Vídeo bem humorado sobre o uso das vagas exclusivas enviado por @soramires







Descrição do vídeo.

Uma jovem senhora dirigindo um imenso carro tenta, a todo custo, estacionar em uma vaga entre dois carros, em uma rua arborizada. À primeira tentativa sobe no canteiro; dá marcha a ré, manobra para cá, manobra para lá, e tenta em vão estacionar o carro, subindo novamente no canteiro. Visivelmente irritada, eis que surge um jovem senhor simpático que gentilmente lhe oferece auxílio, lhe dando as coordenadas para uma perfeita baliza. A jovem senhora sai do carro toda sorridente pela prestimosa ajuda, agradecendo pela gentileza e caminha toda faceira ao seu destino quando o jovem senhor a chama. Ao virar-se ela se depara com ele retirando do bolso um boné e um bloquinho de anotações: o jovem senhor, na verdade, é um fiscal de trânsito e a multa. A jovem senhora faz uma expressão indicando que não está entendendo o porquê da multa. É quando o fiscal aponta para a placa com o Símbolo Internacional de Acesso (SIA); ou seja, a jovem senhora estacionou em uma vaga exclusiva para quem faz uso de dispositivos para locomoção!

Leia também: Vale tudo por uma vaga para autos?

____________________________________


Esta postagem será enviada para:

Gabinete do Prefeito. E-mail: prefeitura@saocaetanodosul.sp.gov.br


Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – Titular da pasta: secretário Iliomar Darronqui. E-mail: dtv@saocaetanodosul.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Segurança - Titular da pasta: secretário Moacyr Rodrigues. E-mail:gcm@saocaetanodosul.sp.gov.br 


Ouvidor Geral do Município: Fernando Trincado Simon,
E-mail:  ouvidoria@saocaetanodosul.sp.gov.br


Os retornos dos e-mails serão postados na janela dos comentários.

3 comentários:

  1. Uma mulher tem dificuldades para estacionar numa vaga, a gente vê a cena de perto ela fica brava e tenta sem sucesso. Um homem se aproxima e se oferece para ajudar. Gesticula e a moça consegue estacionar. Até então a cena é mostrada de um lado. Ela sai do carro, agradece e vai andando. O homem que ajudou a estacionar a chama, ela olha e ele coloca um boné de vigilante e pega um bloco de multas.
    e aponta para um lado. A vemos então que a moça tinha escolhido estacionar bem numa vaga reservada a pessoas com deficiência física.

    ResponderExcluir
  2. Retorno (imediato) do e-mail enviado pelo INCLUA-SE!a Ouvidoria Geral do Município.


    "OUV 668 16/06/2011

    Agradecemos por entrar em contato com a Ouvidoria Municipal.
    Informamos que a questão do estacionamento indevido em vagas exclusivas para portadores de necessidades especiais e para idosos, não só no estacionamento da Prefeitura, mas em toda a cidade, tem sido discutida pelos setores responsáveis da administração municipal e providências serão adotadas, no sentido de educar os usuários sobre o tema.
    A sua manifestação foi encaminhada à Secretaria de Mobilidade Urbana, solicitando maior fiscalização e estaremos acompanhando as ações adotadas.
    Estamos a sua disposição para mais informações, bem como para receber novas sugestões que possam melhorar a qualidade dos serviços públicos municipais.

    Saudações!"

    ResponderExcluir
  3. Retorno do e-mail enviado pelo INCLUA-SE! a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.


    "Boa tarde,

    Já ciente da situação apresentada, informamos que a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida – SEDEF tem realizado ações de cunho informativo, direcionadas às empresas e organizações da Sociedade Civil, bem como aos setores da Administração Pública Municipal, com o objetivo de fornecer os subsídios necessários para o convívio e respeito às diferenças.

    No que concerne às vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e idosos, foi iniciada uma campanha de conscientização junto à população, em uma ação conjunta entre SEDEF, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Grupo de Escoteiros, Tiro de Guerra, e outros, desde informativos pertinentes ao tema à aplicação de multa moral.

    Quanto a sua solicitação, esclarecemos que já foi encaminhada aos setores responsáveis, a saber SEMOB e SESEG.

    Desde já, agradecemos a sua contribuição, e convidamos o Movimento para participar deste processo de conscientização.

    Atenciosamente,

    SEDEF."

    ResponderExcluir